convivendo em ciclovias compartilhadas
5 (100%) 2 votos

Como conviver em ciclovias compartilhadas

Nem tudo é do jeito que gostaríamos na hora de pedalar por nossas cidades. Muitas vezes não há ciclovias, e é preciso ter muita destreza para circular pelas ruas. Em alguns casos, existem ciclovias compartilhadas, em que os ciclistas têm que dividir seu espaço com pedestres.

Nas ciclovias compartilhadas é importante prestar (ainda mais) atenção durante o pedal para evitar acidentes.

A prioridade é do pedestre. “O mais forte (ou rápido) cuida do mais fraco”: É responsabilidade do ciclista evitar colisões com os pedestres.

Sinalização é tudo. Como na rua ou em ciclovias exclusivas para bikes, é muito importante sinalizar amplamente antes de realizar movimentos. Indicar com as mãos uma parada, curva ou mudança de faixa é algo simples de fazer e que pode evitar choques e surpresas.

Respeite os limites de velocidade. Ciclovia não é velódromo, há outros ciclistas e pedestres (além de crianças e cachorros) na pista. Mantenha velocidade controlada, e seja capaz de frear e desviar de obstáculos com segurança.

Mantenha a direita. Dê espaço para que outras pessoas possam te ultrapassar com segurança.

Espere sua vez. Se um pedestre está bloqueando a sua pista e há outra bike vindo na pista contrária, é sua obrigação esperar sua vez de passar. Não force a ultrapassagem – isso põe todos em risco.

Pedestres também têm obrigações

Nas ciclovias compartilhadas, o pedestre também tem que fazer sua parte:

Procure andar na contramão do sentido das bikes. Isso facilita que você veja um ciclista se aproximando e possa agir de acordo.

Ande alerta. A ciclovia é um espaço de deslocamento compartilhado, não um parque.

Cuidado com o seu cachorro. Muitas vezes nossos pets são atraídos por objetos em movimento, e podem atrapalhar o tráfego de bikes, além de poder oferecer perigo e/ou ser atropelados.

Evite usar fones de ouvido. Se for escutar música, faça com o volume mais baixo – assim é possível escutar alertas e campainhas avisando que um ciclista está se aproximando.

Evite andar lado a lado ou de mãos dadas com o seu parceiro. A pista é de todos e é preciso compartilhar o espaço, sem tomá-lo todo para si.

Fonte: www.ativo.com

Todos estão lendo também

Compatilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.