Como transportar sua bike

Como transportar sua bike

Como transportar sua bike – Detran explica como usar corretamente o transporte de bicicleta.

Para os amantes de bicicleta, vale a pena lembrar sobre às regras para transportar bicicletas no carro. A Resolução 349 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) é que trata dessa questão, detalhando questões primárias, como obedecer ao limite de carga do veículo, estar bem afixada entre outros.

Entre as principais regras estão:

Respeitar a altura, largura e o peso máximo especificado para cada veículo;

A carga deve estar bem fixada no suporte móvel ou fixo, aplicado diretamente no veículo;
Nenhuma parte do suporte pode estar em contato com o chão;

O suporte ou a bike não podem comprometer a visibilidade do condutor, sinalização, identificação ou a estabilidade do veículo;

Em caso de encobrimento ou ocultação da placa traseira ou das lanternas, será obrigatório o uso de uma segunda placa, lacrada e afixada na parte estrutural do veículo, bem como de lanternas auxiliares.

MODELOS DE SUPORTE PARA TRANSPORTE A SUA BIKE

Como transportar sua bike
Desta forma explicamos como usar o transporte de bicicleta mais conhecido como ‘transbike’. Você encontra no mercado os seguintes modelos: Engate no porta malas, suporte de engate, suporte de teto, suporte de caçamba e suporte de vidro.

Na hora de escolher é necessário levar em conta a praticidade, a proteção da bicicleta e a segurança no trânsito. “Da parte traseira do veículo, o cuidado é não encobrir a placa e a sinalização luminosa. No suporte de tampa, isso pode ser resolvido retirando as rodas da bicicleta. Já no suporte de teto, não existe essa preocupação”.

Caso o seu transbike encubra a placa ou a sinalização do veículo, é necessário regulariza-lo. “Para isso é necessário que o condutor vá até o Detran com seus acessórios, faça a vistoria e obtenha a segunda placa com o lacre e o novo documento do veículo”.

Sempre vale a pena pesquisar um pouco mais por suportes mais sofisticados com sistemas ou travas antifurto que se prendem ao veículo para evitar roubo e surpresas desagradáveis em momentos de lazer.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.