Erros comuns para ajustar sua bike

Erros comuns para ajustar sua bike. Siga as dicas do especialista em Bike Fit para melhorar sua pedalada

Pedalar uma bike na medida certa, bem ajustada, com os componentes regulados é fundamental para obter conforto e rendimento. Nesta busca pela “pedalada perfeita”, o Bike Fit é o processo de ajuste da bike ao ciclista, em que a máquina precisa se adaptar ao homem e não o contrário, como geralmente acontece.

“Bike Fit é o ajuste da bicicleta ao ciclista, ou melhor, o casamento entre a Bike e o Biker. Durante muitos anos pedalávamos com bicicletas que não eram exatamente as mais apropriadas para nós, ou pelo seu tamanho ou pelo comprimento das peças que equipavam a bike ou até porque alguém regulou a bike da maneira que ele achava que ficava boa, mas sem nenhum critério. O Bike Fit é o ajuste dessa bike para você, o que fazíamos no passado era um Body Fit, que era ajustar-nos a posição da bike”, diz Erick Azzi, consultor em Bike Fit da Azzi Cycling.

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Dicas do especialista

Normalmente aprendemos com os erros, por isso você precisa saber o que você NÃO deve fazer na hora de ajustar a posição na bicicleta. Para auxiliar nesta missão, conversamos com o especialista Bruno Rosa, instrutor de Bike Fit pela Retül, acostumado a atender centenas de pessoas anualmente e treinar outros fitters, para listar os cinco erros mais comuns do ciclista:
Erros comuns para ajustar sua bike

1. Selim de largura errada

Não permite o apoio ideal das tuberosidades isquiáticas, e o ciclista acaba apoiando o períneo no selim. Levando à dormência e falta de circulação de sangue na região. Podendo, a longo prazo, gerar problemas de saúde.

2. Selim muito alto

Geralmente ciclistas com certa experiência tendem a colocar o selim alto demais. Isto pode afetar a saúde do joelho, dores na região lombar da coluna, além de criar possíveis assaduras no interior da coxa devido a instabilidade vertical do quadril. E em muitos casos também afeta a entrega de potência nos pedais.

3. Selim demasiado avançado

Quando se avança muito o selim em direção ao guidão, geralmente se sobrecarrega o uso da musculatura que compõe o quadríceps. O resultado é uma pressão excessiva destes músculos sob o joelho, em especial sob a patela (osso da frente do joelho), podendo levar a lesões sérias de joelho e no tendão patelar.

4. Rotação do guidão e dos manetes

Não existe regra para estas medidas, O ideal é que se encaixe ao corpo do ciclista de forma neutra. Os manetes e curvas do guidão não devem forçar uma posição não natural aos braços e pulsos. Quando o guidão, manoplas e manetes estão fora do neutro do ciclista, geralmente ocorre pressão excessiva de vasos ou nervos, resultando em formigamentos, dores e dormências.

5. Tamanho menor de bicicleta

Muitos acreditam que escolher um tamanho menor de bike ajudará em performance e pilotagem. Na maioria das vezes, isso é falso. Os tamanhos menores de bike também possuem, muitas vezes, ângulos da geometria que precisaram ser ajustados para conseguir encaixar as rodas da bicicletas sem que ela toque o seu pé, e estes ângulos geralmente não favorecem a performance.

Isto também comprometerá um bom Bike Fit. Muitas vezes não é possível replicar a posição ideal biomecânica e a postura neutra do ciclista no quadro menor/maior. Resultando em desconforto e perda de potência na pedalada.

*Alguns ciclistas profissionais de estrada, que possuem um super alongamento, optam por tamanhos menores de bike de estrada para conseguir uma posição mais baixa do guidão, e assim rotacionar ainda mais o corpo para frente. Esta posição os permite maior entrega de potência dos glúteos e os mantêm mais aerodinâmicos. Tal posição não é possível de ser sustentada pela maior parte dos ciclistas.

Para escolher o tamanho ideal de bicicleta consulte sempre uma boa loja de bikes, ou seu bike fitter. O mesmo até poderá realizar um fit antes da compra de um novo modelo. Ou se nada disso for possível, analise os números de Stack e Reach (altura e alcance) da geometria de sua bicicleta, são eles que mais importam quando se trata de Fiting e posicionamento em cima de uma bike.

Erros comuns para ajustar sua bike

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