Lubrificação de bicicletas

Lubrificação de bicicletas – Com o avanço tecnológico dos equipamentos para ciclismo nos últimos anos, hoje em dia temos diversas opções de lubrificantes para as mais diferentes condições de clima, terreno e tipos de bicicletas.

A lubrificação é um dos principais itens de manutenção na transmissão da bicicleta, que é essencial para aumentar a durabilidade do cassete, coroas e corrente, garantindo ainda o bom funcionamento do conjunto.

Escolher o lubrificante ideal para sua bicicleta proporciona uma pedalada mais suave, trocas de marcha mais precisas e evita o desgaste prematuro da corrente, coroas e cassete.

Lubrificação de bicicletas

Tipos de lubrificantes para bikes

Lubrificante Úmido
São lubrificantes que se mantém úmidos ao toque até que seja removido. Bastante oleoso, o que o torna a prova d’água e ideal para dias chuvosos. No entanto, atrai muita sujeira em condições de clima seco, portanto, limpe qualquer excesso da corrente.

Lubrificante com Cera
Lubrificantes com Cera são extremamente secos e cerosos. Alem de lubrificar, mantém sua corrente mais limpa e a grande razão disso é a quantidade de vezes que você deve aplicar. Este tipo de lubrificante deve ser removido ou irá esfarelar com o tempo. Em condições de chuva ou muita lama não duram muito.

Lubrificante seco
Lubrificantes úmidos na aplicação, mas que devem secar antes de pedalar. Aplicados na forma líquida penetram nos elos da corrente e vãos das partes móveis, deixando uma película de proteção seca. Não atrai partículas como os lubrificantes úmidos. Eles desgastam mais rapidamente, necessitando aplicação mais frequente.

Longa Distância
Para pedalar por longas distâncias, é recomendável o uso de lubrificantes úmidos, que vão durar mais, mas também vão exigir que você limpe o sistema de transmissão com certa frequência.

Se quiser saber mais sobre o desempenho de cada um, a internet está recheada com avaliações e opiniões.

O que nunca usar

Evite usar WD40 (desengripante) ou outros desengripantes. Eles possuem uma função diferente e são muito finos para lubrificar adequadamente a corrente e atraem muita sujeira, desgastando com maior rapidez.

Não use graxa, óleo queimado e similares.

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