Nova Specialized Stumpjumper

Nova Specialized Stumpjumper. A primeira mountain bike produzida em série do mundo em 1981 – Specialized Stumpjumper – é totalmente renovada em mais de 35 anos de evolução.

O mountain bike é um esporte relativamente novo, popularizado no final dos anos 60/70. No entanto, no que diz respeito aos equipamentos, este “curto” período foi o suficiente para acompanharmos um longo caminho de desenvolvimento.

A Stumpjumper foi a primeira bicicleta de montanha do mundo a ser produzida em série, lançada em 1981 pela Specialized. Na época, os interessados numa MTB precisavam adaptar suas bikes de estrada ou bike de praia (estilo cruiser), ou então aguardar alguns meses pela entrega da encomenda de uma bike de construção artesanal feita por framebuilders, como Tom Ritchey e Gary Fisher.

Nesta época, Mike Sinyard – fundador da Specialized – apareceu com a Stumpjumper, uma mountain bike a pronta entrega. Isso revolucionou o mercado e deu origem a uma corrida tecnológica entre os grandes fabricantes.
Para Specialized, o modelo Stumpjumper – que depois ganhou a versão FSR com amortecimento integral – é considerada a melhor bicicleta de trilha da fábrica.

Nova Specialized Stumpjumper

A nova Stumpjumper está disponível em três versões: Short Travel (ou ST) – com 130mm de curso – que é enérgica e ligeira; a Stumpjumper com 150mm de curso, que é rápida e estável – e a EVO totalmente focada para as pilotagens montanha abaixo.

Além de praticamente todos os recursos de regulagem das suspensões, o engenheiro Marcelo Catalan da Specialized Brasil apresentou um aplicativo em que é possível extrair a configuração exata para o ajuste da bike, desde a pressão das suspensões à calibragem dos pneus, bastando informar dados básicos do piloto e a da bike.
Outro recurso é o novo Flip Chip, que permite mudar a geometria do quadro com facilidade. Existem dois modos, High e Low, e quando “flipas o chip”, está efetivamente a mudando a altura do eixo do pedal em 6mm e o ângulo da caixa de direção em meio grau.

Nova Specialized Stumpjumper

A nova Stumpjumper também se livrou do movimento central PF30, preferindo voltar ao sistema de rosca para maior rigidez. E agora, os quadros para rodas aro 27.5 e 29 polegadas, encaixam pneus até 3.0 polegadas.

Resumindo, a nova Stumpjumper ficou ainda melhor de fazer curvas, é uma bike incrivelmente rápida e versátil. Ela ficou uma tocada mais robusta, sem perder o espírito aventureiro da capacidade de explorar as montanhas, mesma essência de quando a bike foi lançada em 1981.

Fonte: RedBull.com

Bikers Brasil

Fique por dentro de tudo que rola no mundo da Bike. Ciclismo, cicloviagens, cicloturismo, eventos, competições…

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

BLOG DO PITTUKA | CONSERTO DE MOTORES ELÉTRICOS | MANUTENÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS

Copyright © 2020 Bikers Brasil – O mundo dos Bikers. Todos os direitos reservados.